Hygge: conheça o segredo dinamarquês da felicidade

Larissa Rodrigues*

 

Já faz um bom tempo que as pessoas trabalham como loucas para “vencer na vida”. Desde que a Revolução Industrial começou a trazer coisas fantásticas para o mercado, nós nos desdobramos para comprá-las. E quem é valorizado mesmo na sociedade é quem trabalha de sol a sol para ter grana. Pois bem, na contramão de tudo isso, estamos vendo uma outra revolução acontecendo. Estamos questionando mais sobre o que realmente é “vencer na vida”. Você já teve aquela sensação de parar e pensar: “mas por que eu tô me matando pra conseguir isso?”

O povo considerado o mais feliz do mundo, com boas escolas, bons hospitais, igualdade entre homens e mulheres e bons salários, pode nos ensinar algo sobre essa felicidade toda. “O livro do Hygge: o segredo dinamarquês para ser feliz” do presidente do Happyness Research Institute, Meik Wiking, fala sobre esse estilo de vida chamado Hygge.

 

livro

 

A palavra não tem tradução direta para o português. Mas significa um aconchego característico do inverno, quando eles acendem a lareira, fazem chá e se enrolam nas cobertas. O estilo de vida Hygge, que se pronuncia “huga”, é o cuidado consigo mesmo e com aqueles que vivem com você. Criar um ambiente seguro, valorizar as relações e ser grato, estão entre suas características.

 

hygge-na-dinamarca

 

Bem, aqui no Brasil, principalmente no nordeste, não faz muito sentido acender a lareira, mas podemos pensar em como criar um clima em casa pra sentir esse aconchego. Listamos 6 coisas que vão te fazer mais feliz que muita coisa cara por aí.



 

1 – Organização e limpeza

 

Não é novidade que ter um ambiente limpo e organizado é fundamental para o bem-estar. Por isso, programe-se para manter sua casa sempre limpa. Divida as tarefas igualmente com quem mora com você. Lembre-se: a obrigação de limpar é de todos que moram na casa.

 

organizaçãi

 

2 – Luz

 

A luz natural nos traz uma sensação muito boa. Aproveite todas as fontes de luz natural da sua casa. Sempre abra as janelas e deixe o sol e o vento entrar. Além de trazer alegria, eles vão matar os ácaros. Mas tenha também cortinas, para que você possa ter mais privacidade à noite, na hora de se jogar no sofá pra ver tv.

 

luz



 

3 – Aromas

 

Existem vários tipos de aromatizadores de ambientes no mercado, de vários preços. Os incensos são os mais baratinhos, mas velas com fragrâncias também são uma boa escolha. Elas podem ser mais caras, mas duram por bastante tempo.

 

aroma

 

4 – Toque

 

Tapetes dão uma sensação de aconchego instantânea no ambiente. Com um tapete fofinho, você pode jogar umas almofadas e ver aquela série no chão mesmo. Vale também uma mantinha felpuda para os dias mais frios.

 

home-office-1



5 – Sabores

 

Cozinhe em família! Aquela receita de vó, sabe? Junta o pessoal e façam a comida em casa, ao invés de sair pra jantar fora. Isso vai render boas conversas e risadas. Veja três receitas simples e deliciosas para fazer com até R$10 aqui!

 

sabores

 

6 – Sons

 

Pra fechar, coloca uma playlist legal, que te joga pra cima! Arrasta o sofá e dança na sala mesmo. Temos uma playlist animadíssima pra entrar no clima do Rock in Rio aqui no blog.

 

sons

 

Larissa Rodrigues é desenhista do @be.my.type, internacionalista, mestranda de Relações Internacionais da UEPB, que adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

%d blogueiros gostam disto: