Fomo: a sensação de que todo mundo tem uma vida mais legal que a sua

fomo

Se você usa redes sociais, com certeza já se pegou olhando o feed do Instagram e se perguntando porque todo mundo está fazendo coisas tão legais enquanto você está no sofá. Acredite, todo mundo já passou por isso! Com a grande quantidade de informações a que estamos expostos com as redes sociais, stories, feeds perfeitos no Instagram, a gente está cada vez mais conectada na vida de outras pessoas.

Para muitos, a primeira atividade do dia é abrir uma rede social e ver o que aconteceu enquanto você estava dormindo. E isso pode causar a sensação de que você está perdendo de fazer milhões de coisas, ou que todo mundo tem uma vida muito mais legal que a sua. Acredite, essa sensação tem nome e chama-se Fomo, do inglês Fear Of Missing Out (ou medo de ficar de fora). A expressão foi citada pela primeira vez lá em 2000 por Dan Herman e definida um tempo depois por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis como o medo de que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem.



Esse fenômeno comportamental vem afetando muita gente na atualidade, e pode inclusive evoluir para algo mais grave como ansiedade, por exemplo. Mas de fato, se formos pensar, é bem perigoso se espelhar no que vemos pela tela do celular, pois a vida das pessoas exposta na internet é completamente editada. Afinal, quem posta foto chorando após terminar com o namorado? A gente tende a postar apenas os momentos bons, e acabamos criando um feed que passa falsas ilusões de uma vida perfeita.

O segredo é focar nas pequenas coisas do seu dia a dia. Afinal, todos os dias são feitos de momentos bons e outros nem tanto. Ficar um tempinho off-line também não é má ideia!

 

Leia mais – Hygge: conheça o segredo dinamarquês da felicidade

 

Se você quer se aprofundar no tema, vale a pena conferir a palestra do Ted Talks com o professor de filosofia Clovis de Barros Filho sobre felicidade:



Também é legal conferir os vídeos que as youtubers Carol Moreira e Karol Pinheiro fizeram sobre a farsa da vida perfeita nas redes sociais:



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: