Filme Selma: Uma Luta Pela Igualdade retrata um Luther King humano

filme selma

Baseado em um recorte muito específico da vida de Martin Luther King (a sua passagem pela cidade de Selma, no Alabama) este filme nos mostra o que há por trás do ativista. Lutando pelo direito ao voto para os negros daquele estado, o reverendo King, muito bem interpretado por David Oyelowo, revela-se como um homem pragmático e realista, mas também um ser humano como outro qualquer.

O filme nos mostra a tentativa de organizar uma marcha pacífica para denunciar a arbitrariedade que negava o voto à população negra de Selma. De um lado, a família de King parece se despedaçar diante da constante sensação de perigo em que vivem, com ameaças anônimas diárias. Do outro, o reverendo calcula que o governador do Alabama e o xerife de Selma vão abafar com violência os protestos, trazendo mais visibilidade e apoio aos ativistas negros. Assim, em uma corda bamba que parece ser letal para todos os lados, vemos um Martin Luther King além do mito, como um homem que sente medo, que se cansa e por vezes desanima.



selma2

Um dos maiores méritos do filme, em minha opinião, é desmistificar a ideia de que grandes figuras como ele estão sempre inspiradas, com famílias perfeitas e sem nunca vacilar. A visão do mito com fragilidades traz mais empatia ao personagem e nos faz torcer de corpo e alma pelos ativistas desarmados encarando cassetetes e armas de fogo.

No fim do dia, Selma: Uma Luta Pela Igualdade é um filme extremamente atual, mesmo tanto tempo tendo se passado desde os anos 1960. Especialmente se pensarmos que os Estados Unidos passaram recentemente por protestos contra as mortes de jovens negros e no Brasil tivemos uma ativista negra assassinada a sangue frio. Disponível na Netflix, o longa é uma ótima oportunidade de refletir sobre no que ainda podemos evoluir como seres humanos.

 

*por Érica Rodrigues, jornalista formada pela UFPB. Ama escrever sobre cinema, viagem e literatura, além de conversar sobre feminismo em seu canal de Youtube.

 

Leia mais sobre cinema clicando aqui!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: