Saiba o que rola na sua cidade!

Espaço Cultural recebe programação do Panapaná nesta quinta e sexta

Espaço Cultural

A Funesc, por meio da Gerência de Artes Visuais e da Galeria Archidy Picado, realiza a terceira edição do projeto ‘Panapaná, novembro das Artes Visuais’. A programação, que teve início no último domingo (4), se estende até sexta-feira (9), com as atividades concentradas no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. A programação desta quinta-feira (8) tem mostra de vídeos de Adriano Machado, Cecília Urioste, Cris Peres, Kauam Pereira, Mariana Smith, Rafa Diniz e Virgínia Pinho. Em seguida, acontece uma Jam Session com Rafa Diniz seguido de show do grupo Berra Boi. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O projeto Panapaná, cujo nome faz referência ao coletivo de borboletas, tem como objetivo dialogar com os artistas locais e a comunidade, por meio de exposições, leitura de portfólio, palestra, vivência artística, mural em grafite e intervenções artísticas. A curadoria do projeto é de Raphael Fonseca e Tiago Sant’Ana.

Pela primeira vez, o projeto recebe uma convidada internacional, a artista Ana Roldán, mexicana radicada na Suíça. Ela ministrou um workshop para os artistas selecionados por meio de edital. A participação dela é fruto de uma parceria com a Fundação Pro Helvetia (Suíça).

A programação traz, ainda, mostra de vídeos, Jam Session e show com Berra Boi. As duas atividades são abertas ao público. No último dia do evento, a artista Ana Roldán inaugura o Mural da Filgueiras, produzido por ela ao longo do Panapaná.



Ainda no dia 9, será inaugurada a exposição coletiva com obras dos artistas selecionados. No mesmo momento, Cecília Urioste lança o livro “Para Levantar as Forças”. As duas atividades serão abertas ao público e acontecem na galeria Archidy Picado.

Ana Roldán – Artista plástica de formação principalmente autodidata. Em sua carreira artística, ela participa desde 1984 e até hoje, em 22 exposições individuais de pinturas e em 87 exposições coletivas, dentro e fora da Espanha. Domina diversas técnicas de pintura e é especializada em aquarela. Ele ministra workshops intensivos e aulas regulares de desenho e pintura para pequenos grupos, adultos e crianças.

Raphael Fonseca – é pesquisador nas áreas de história da arte, curadoria e crítica. Curador do MAC Niterói e professor do Colégio Pedro II. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ. Recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de curadoria (2015) e o prêmio de curadoria do Centro Cultural São Paulo (2017).

Tiago Sant’Ana – é artista da performance, doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Seus trabalhos como artista imergem nas tensões e representações das identidades afro-brasileiras. Foi um dos artistas indicados ao Prêmio PIPA 2018.

Panapaná – novembro das Artes Visuais 2018

 

Programação:

08 de novembro

18h – Mostra de vídeos – (Planetário – Aberto ao público)

Adriano Machado, Cecília Urioste, Cris Peres, Kauam Pereira, Mariana Smith, Rafa Diniz, Virgínia Pinho.

19h – Jam session – Rafa Diniz (Teatro de Arena – Aberto ao público)

19h40 – Berra Boi – Batida Global (Teatro de Arena [Subsolo] – Aberto ao público)

 

09 de novembro

18h – Inauguração do Mural da Filgueiras – Ana Roldán

(Lateral Estacionamento do Espaço Cultural)

19h – Inauguração da exposição coletiva

(Galeria de Arte Archidy Picado/Espaço Expositivo Alice Vinagre)

  • Lançamento do livro “Para levantar as forças” – Cecília Urioste

(Galeria de Arte Archidy Picado)

*Secom/JP

Foto destaque: divulgação

 

Leia também: Casa da Pólvora recebe acervo fotográfico de Walfredo Rodriguez

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: