David Bowie: o artista excêntrico que mudou a indústria fonográfica com sua atitude

David Bowie

Hoje é aniversário de uma das figuras mais imponentes e importantes para o cenário da música. David Bowie se estivesse vivo estaria completando 72 anos, mas infelizmente ele nos deixou em 2016 aos 69 anos, dois dias antes de lançar o seu último e póstumo álbum Blackstar. Neste post faremos uma homenagem à grandiosa contribuição que David fez ao longo de sua carreira ao expressar diferentes personas ao mundo, inspirando milhares de jovens a não temerem de expressar o lado mais esquisito e incomum perante a sociedade. Com um valor artístico visto como exemplo para todas as áreas devido às inovações estilísticas derivadas de sua genialidade e rebeldia tanto sonora como a visual e predominante na cultura atual, é inegável a relevância de todo o seu histórico musical.

david-bowie-4.4
Foto: divulgação

David Bowie começou a ser notado amplamente pela mídia com a música Space Oddity, narrando a história de Major Tom, um astronauta solitário que está de partida numa viagem até a lua. Naquela época foi bastante comentado o que a canção transmitia, já que o mundo presenciava o auge da corrida espacial entre os Estados Unidos e União Soviética e foram pegos de surpresa ao escutarem uma música que não enaltecia nenhuma potência bélica, mas sim colocava em destaque o papel do homem neste contexto. Com o disco The Man Who Sold The World e a icônica capa em que ele está com seus cabelos compridos, usando um vestido de seda e levemente deitado em um sofá, ele nos apresenta logo de início a imagem que todos teriam sobre a sua estética e o poder da quebra de paradigmas através de sua atitude.



david-bowie-6.6
Foto: divulgação

Porém a grande notoriedade veio a partir da criação do alter ego Ziggy Stardust, sob o qual lançou o álbum The Rise and Fall Of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, que inclui os sucesso Ziggy Stardust, Starman, Five Years e Moonage Daydream que potencializava a selvageria em suas apresentações e a proporção da imagem que as pessoas adquiriam era algo totalmente ímpar. As inúmeras personalidades por ele representadas foram protótipos para a versatilidade em incorporar diferentes perspectivas sob o olhar do personagem incorporada. A exemplos tem-se também o Aladdin Sane com a emblemática imagem do disco que até hoje é reconhecida pela sua simbologia. O Thin White Duke foi o último mas o mais controverso e polêmico de todos, com o visual totalmente diferente, muito mais galanteador, polido e com associações nazistas, que por ele foram negadas, com o disco Station To Station exemplificam seu lado camaleão.

david-bowie-69-anos-1.1
Foto: divulgação



Seu legado para a música contemporânea pode ser visto e ouvido através da discografia intensa e magistral que ele criou. Todas as influências e ideias adotadas modificaram como se configuram uma obra de arte, em todos os discos pode-se notar a flexibilidade de gêneros, arranjos e personas. A relevância adquirida em sua arte transparece hoje como interferência para outros artistas que puderam observar através de Young Americans, Ashes to Ashes, Hunky Dory, Diamond Dogs, Scary Monsters a magnitude estabelecida em seu poderio artístico e é inegável a sua colaboração para o futuro da música que foi estabelecida com suas ideias visionárias.  

*Isabelle Vasconcelos/Estagiária sob supervisão

Foto destaque: divulgação

 

Leia também: The Dark Side Of The Moon: O álbum sensorial da banda Pink Floyd

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: