Conheça o México, próximo adversário do Brasil na Copa

méxico

Um país com muitas características em comum com o Brasil. O México tem uma cultura vibrante, colorida e alegre. Por ter um vasto litoral, o turismo é uma de suas principais atividades econômicas. Em 2008, o Índice de Competitividade em Viagens e Turismo classificou o México como quinto lugar entre os países latino-americanos e como nono lugar nas Américas. A maioria dos turistas é estadunidense ou canadense, depois vêm os europeus e asiáticos. Os latino-americanos ainda não exploram tanto o potencial mexicano, mas precisamos mudar isso!

Uma das principais atrações turísticas por lá são as ruínas das sociedades mesoamericanas. O México foi berço dos povos Maias, uma civilização muito avançada dominada pela invasão espanhola. A cultura é, portanto, uma mistura produzida por esse passado de miscigenação. Um dos períodos mais legais de conhecer o país é na época de festejos do Día de los Muertos, do dia 30 de outubro, até o dia 2 de novembro. A festa é fortemente influenciada pelo catolicismo e também por religiões indígenas. A ideia é festejar os antepassados que já se foram. Cada família faz uma homenagem aos seus mortos com direito a muita música, comida e cores!



méxico3

É tradição fantasiar-se de Catrina, que é uma caveira de uma dama da alta sociedade. Ela está vestida com muitos enfeites e de chapéu, como era próprio das mulheres mais abastadas do século passado. A mensagem que a Catrina passa é de que na morte ricos e pobres tornam-se iguais.

Outra parada obrigatória é La Casa Azul, o museu de Frida Kahlo. Trata-se da casa onde viveram Frida e Diego Rivera de 1929 até 1954. Ela foi uma artista plástica mexicana reconhecida pelo seu estilo de vida livre. Com sobrancelhas marcantes e flores na cabeça, sua imagem se tornou símbolo do feminismo. Ela nunca se curvou aos padrões impostos, fazendo sempre questão de incomodar onde passasse, provocando reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.



méxico1

Cancún é um destino praiano muito conhecido e uma das formas mais baratas de conhecer um pedacinho do Caribe. Além da praia de águas cristalinas, é possível mergulhar no Parque Eco-Arqueológico Xcaret e ver shows sobre a cultura local. Mas para saborear a comida mexicana, felizmente temos algumas amostras aqui mesmo em João Pessoa! Fizemos um post sobre onde comer a culinária do México na capital paraibana.

 

Por Larissa Rodrigues: desenhista do @be.my.type, internacionalista e mestranda de Relações Internacionais da UEPB. Adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: