Conheça novos roteiros para cair na folia de carnaval no Brasil

Está chegando o momento em que as serpentinas e confetes tomam contas das ruas no carnaval do Brasil. A tradição do Carnaval, legado deixado pelos povos europeus a partir do século XVII, hoje é uma festa que espalha alegria de norte a sul do país, movimentando a economia e promovendo a geração de renda nas cidades foliãs. Neste ano, a folia será no início de março, com a terça-feira de Carnaval no dia 5. Mas a festança começa mesmo no final de semana que antecede a data, contando com cinco dias praticamente ininterruptos de diversão. A tarefa, agora, é se programar para curtir os dias de folga sem preocupação.

 

Belém (PA) – Os ansiosos para cair na folia já podem embarcar rumo à Belém, capital do Pará. A cidade tem como tradição adiantar os festejos de Carnaval e inicia a temporada das serpentinas trazendo desfiles de Escolas de Samba (este ano, marcado para os dias 22 a 24 de fevereiro). A festa se estende por toda a cidade e seus distritos, quando o Carnaval é celebrado no período tradicional com os famosos blocos de rua, marchinhas, bandas de fanfarra, samba, axé e pagode. Um banho no “mar de água doce” é outro atrativo que ajuda a espantar calorão de 32ºC (média de temperatura no Pará) na região foliã. Após o mergulho, aproveite para deliciar-se com a gastronomia escolhida como a número um pelos estrangeiros que visitaram o Brasil.

 

Guaratuba (PR) – Show em trio elétrico, desfile de escola de samba e festejo de rua é a mistura que compõe a festa de Guaratuba. A cidade, que fica a 120 quilômetros de Curitiba, carrega o título de “maior carnaval do litoral paranaense” e reuniu, em 2018, cerca de um milhão de pessoas em três noites de evento. Além dos atrativos oferecidos pela prefeitura, o município ainda conta com opções de festas mais reservadas e eventos à beira mar. Por falar em mar, o mergulho nas águas salgadas do Sul também é um dos atrativos principais do Carnaval. As praias Central, de Coroados, de Caieiras e Brejatuba estarão esperando os foliões com uma vista de tirar o fôlego.



Brasília (DF) – A capital de todos os brasileiros tem se tornado também a capital do Carnaval. Isso porque, a cada nova edição da festa, Brasília se destaca trazendo shows com o que há de melhor nas paradas de sucesso, se tornando uma nova referência de carnaval no Brasil. Para 2019, a cidade prepara o “Carnaval no Parque”, evento com apresentações de artistas brasileiros conhecidos mundialmente. A programação vai acontecer no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e carrega o slogan “O Carnaval mais sustentável do Brasil”. A estadia em Brasília ainda proporciona ao turista uma visita nos mais famosos monumentos cívicos do país: Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e Museu da República, entre outros.

 

São Luís (MA) – O antigo e o novo se encontram no Carnaval de São Luís. Batuques, brincadeiras e personagens que remetem à história da cidade tomam conta das ruas e deixam os dias de festa ainda mais animados. Na capital dos maranhenses, shows, atrações culturais, blocos de rua e desfile de escolas de samba estão garantidos para o feriadão. A cidade já se prepara para o Carnaval e trouxe, no domingo passado (20) um “esquenta”, com um divertido pré-carnaval. Além da folia, a cidade tem como traço as tradições de um Brasil Colônia. Visitar o Centro Histórico, por exemplo, faz com que o viajante tenha a sensação de “viajar no tempo” e reviver a memória dos antepassados.

 

*Nayara Oliveira/Ministério do Turismo

Edição: Vanessa Sampaio/Ministério do Turismo

Foto destaque: Divulgação

 

Leia também: Rolês de Carnaval em João Pessoa para já ir entrando na folia

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: