Conheça as locações da Escócia onde foi gravada a série Outlander

outlander

A coletânea de livros Outlander, da autora Diana Gabaldon, ganhou adaptação para a televisão em 2014 com a exibição do primeiro episódio, com aprovação de 72% no Metacritic, no canal Starz. A produção ganhou notoriedade aqui no Brasil quando ficou disponível na Netflix.

A obra se passa em dois períodos temporais distintos, inicialmente na Inglaterra no século XX, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, e na Escócia na metade do século XVIII. Inicialmente somos apresentados a Claire Randall, uma enfermeira que atuou na Segunda Guerra, e seu marido o Frank Randall, que assim como ela, também prestou serviço nas batalhas.

Após o término do ocorrido, o casal resolve fazer uma segunda lua e mel pelo país escocês, tentando se aproximar novamente depois de vivenciarem momentos difíceis do conflito. Com a chegada do casal à Escócia, assim como todo turista, eles resolvem desbravar o local e entender mais sobre sua cultura e história. O início do desenvolvimento da trama se dá a partir do momento que a protagonista vai para Craigh Na Dun, onde encontra as pedras que a fazem viajar no tempo. Então Claire se vê numa sociedade antiga e completamente diferente da qual está acostumada, a Escócia de 1743, que passa por conflitos territoriais com a Inglaterra. Ela encontra então Jamie Fraser, um guerreiro que luta pelo seu povo, iniciando assim uma história de amor com viagens no tempo.



Craigh Na Dun

outlander-pedraas-1
foto: divulgação

O local onde são ambientadas as cenas das pedras que originaram a viagem no tempo de Claire não existe, o lugar foi idealizado pela autora e a equipe de arte responsável pela ambientação da série criou o artefato, que são feitas de isopor e foram colocadas em uma colina em Kinnloch Rannoch em Perthshire. O círculo de pedras é bastante comum nas terras escocesas e são conhecidas por serem locais de propriedade do mundo espiritual com 4.000 anos de existência.

 

Glen Coe

glen-coe-outlander-1.1
Foto: divulgação

Localizada nas terras altas da Escócia, a ambientação da série acontece em Glen Coe, onde se passam as cenas de abertura e também as cenas iniciais. É considerado um dos lugares mais bonitos do país, localizado no norte da Escócia, contendo várias paisagens deslumbrantes com montanhas, lagos e florestas.

 

Falklands

falklands-outlander-1.1
foto: divulgação

Vilarejo de 1500 habitantes localizado em Fife, que serve de ambientação para os personagens Claire e Frank Randall em 1945 em Inverness. A cidade escocesa é conhecida pelo seu mercado agropecuário e a indústria têxtil, assim como um centro comercial de lã.

 

Highlands Folk Museum

folk-museum-1.1
Foto: divulgação

O local é um museu ao ar livre que fica no vilarejo de Newtonmore, onde há as casas típicas de highlands que foram usadas na gravação da cena em que logo após sua viagem no tempo, um conterrâneo das terras altas salva Claire das mãos de Jack Randall e a leva para uma dessas casinhas típicas.

 

Doune Castle

doune-castle-11
Foto: divulgação

Na obra o castelo, Leoch pertence ao clã Mackenzie, mas ele se chama verdadeiramente de Doune Castle, e fica localizado no distrito de Stirling, na Escócia central. O local foi erguido no final do século XIV pelo duque de Albany, Roberto Stuart.



Estação de trem Bo’ness

boness-1.1111
Foto: divulgação

Fica localizada entre Edimburgo e Stirling, no vilarejo de Borrowstounnes (abreviação de Bo’ness) e onde foi gravada a cena que Claire e Frank se despedem quando estão de partida para atuar na segunda guerra mundial.

 

Vilarejo de Culross

Outlander-praça-1.1
Foto: Contando as Horas

Localizada na região de Fife, o vilarejo era muito importante por ter sido o centro de produção de carvão e é considerado um dos mais pitorescos da Escócia por ter cerca de 300 habitantes. Na série, foram gravadas as cenas que o menino é punido com a orelha presa na praça da cidade, que é ambientada como o vilarejo de Granesmuir.

 

Blackness Castle

1200px-Blackness_Castle_Blackness_Scotland-1.1
Foto: divulgação

O castelo Blackness na série recebe o nome de de Fort William e localiza-se próximo a Linlithgow na Escócia. Foi erguido no século XV pela poderosa família Crichtons para ser usado como uma fortaleza e também como prisão de estado. Na série, foram gravadas as cenas de Jamie sendo chicoteado por Randall.

 

Devil’s Pulpit

devils-pupit-1.1
Foto: divulgação

É um vale íngreme localizado entre Glasgow e Balloch. Devil’s Pulpit é uma pedra particular, um dos lugares escondidos da Escócia que tem uma vista maravilhosa e ganhou maiores destaques depois que a série teve a cena gravada por lá. Nela uma Mackenzie sugere que Claire se case com um escocês para evitar que ela tenha que se apresentar para Jack Randall em Fort William.



Glencorse Old Kirk

outlander-wedding-1.1
Foto: divulgação

A igreja do século XVIII que fica Milton Bridge, ao sul de Edimburgo, é onde acontece o casamento de Claire e Jaime, que é uma forma de salvar a protagonista de Jack Randall. Atualmente a igreja é uma residência fechada, portanto deve-se fazer o agendamento com a família primeiro para conhecer o lugar.

 

Midhope Castle

midhope-1.1
Foto: divulgação

Na série o local é chamado de Lallybroch, pertencente do clã Fraser, mas o castelo Midhope foi construído no século XVI em Abercorn, na Escócia, e atualmente é um castelo abandonado.

 

Glasgow

glasgow-1.1-1
Foto: Contando as Horas

A série tem sua grande maioria gravada na Escócia, porém também se tem algumas cenas na Inglaterra, que ambienta o enredo no século XX. A cena de quando Frank resolve pedir Claire em casamento, que tem a cidade de fundo, foi gravada na Archway na John Street de Glasgow.

 

Hopetown House

hopetown-1.1
Foto; divulgação

Um palácio com arquitetura tradicional localizado em Edimburgo que foi construído no século XVIII e é representado como a residência do duque de Sandrigham. Foram gravadas cenas onde Claire tenta denunciar o que Randall está fazendo com a população de Highlands.



Linlithgow

linlithgow_palace-1.1
Foto: Divulgação

É retratada na série como a prisão com cenas internas de Wentworth, que foi construída em 1424.

 

Aberdour Castle

Mosteiro-1.1
Foto: divulgação

Fica na região de Fife, entre Edimburgo e Perth, sendo o local que Jaime é resgatado da prisão por Claire e os Highlanders, e fica numa igreja/mosteiro para se recuperar.

 

Vilarejo de Troon

Troon-praia-1.1
Foto: divulgação

Após os eventos que ocorreram no mosteiro/igreja, Claire e Jamie resolvem ir para a França. As cenas foram gravadas na praia neste vilarejo no oeste da Escócia.

 

*Isabelle Vasconcelos/Estagiária sob supervisão

Foto destaque: divulgação

 

Leia também: Viagem: conheça os locais de gravação da série Game Of Thrones

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: