Conheça as principais galerias e exposições de arte em João Pessoa

exposições de arte em João Pessoa

No Brasil, infelizmente ainda não é costume as pessoas frequentarem habitualmente museus, galerias e exposições de arte. Isso acaba fazendo com que poucas pessoas saibam da existência desses lugares aqui na cidade. Mas para quem se interessa por arte e mora na capital, temos uma boa notícia: esta é a matéria que você estava procurando! Fizemos uma lista com as principais galerias e exposições de arte em João Pessoa.

Selecionamos lugares onde há sempre exposições de arte gratuitas e também alguns espaços privados onde é possível comprar quadros e outras peças. Se liga na lista!



CELEIRO ESPAÇO CRIATIVO     

CELEIRO
Foto: Divulgação

O Celeiro Espaço Criativo é um lugar novo aqui em João Pessoa, comparado a outros locais. Localizado no bairro do Altiplano, o Celeiro é um lugar dedicado a exposições de obras de arte, sejam elas de artistas conterrâneos da cidade, ou de outras localidades. Com uma ampla área verde, o ambiente acaba sendo bastante receptivo para as pessoas não somente entrarem para apreciar as obras, mas também para frequentar eventos que volta e meia são realizados no gramado. A Feirica, por exemplo, realizou sua última edição por lá e foi uma ótima ideia, já que o espaço é perfeito para a realização de tais acontecimentos em prol da arte, seja ela qual for. Incusive, o Celeiro Espaço Criativo recebe não somente exposições de arte, mas também oficinas criativas, aulas de dança, e ainda realiza eventos de moda. Ou seja, o local está sempre como uma vitrine com várias opções que podem agradar a vários públicos. O espaço abre de segunda a sexta, das 10h às 19h, e nos sábados e domingos, das 09h às 18h.   

 

ESTAÇÃO CABO BRANCO

estaçao-cabo-branco-publico
Foto: Divulgação

A Estação Cabo Branco com certeza é um dos lugares que mais recebe exposições aqui na cidade. Por abranger vários temas e tópicos que podem ser abordados nos halls do local, a Estação acaba tendo mensalmente mais de uma única opção de exposições, e isso é um prato cheio para as pessoas que estão em busca de lazer em João Pessoa. O ambiente se autodenomina “Ciência, Cultura e Arte”, e isso acaba deixando claro para o público as várias áreas que eles atuam. Portanto, lá não há somente exposições de artes. Há também cursos sobre História da Arte, observação da Lua de Sangue ou da Lua Crescente, contação de histórias, lançamentos de livros, etc. Estes são alguns exemplos dos muitos atrativos que o lugar oferece. E o melhor: é tudo gratuito!



GALERIA ARCHIDY PICADO

galeria-achidy-picado-1
Foto: Divulgação

A Galeria do Archidy Picado fica localizada no subsolo do Espaço Cultural, nas rampas 3 e 4, e é um espaço que está sempre em busca de artistas e materiais para serem expostos por lá. Os tipos de obras que eles aceitam são: pinturas, graffiti, desenhos, gravuras, fotografias, arte digital, vídeos, objetos, esculturas, instalações e performances. Por ser localizado no Espaço Cultural, um lugar bastante conhecido pelo grande público por fomentar a cultura, é uma ótima opção para os artistas locais terem oportunidade de expor suas obras. É sempre bom dar uma olhadinha no edital que o pessoal da galeria libera, dizendo quais são as regras e como funciona mais detalhadamente a exposição dos projetos!

 

URBAN ARTS  

urban-arts-jp
Foto: Divulgação

Localizada na avenida Edson Ramalho, a Urban Arts se auto denomina “a galeria de arte mais bacana do Brasil”. E realmente, eles não estão exagerando. É só de dar uma rápida olhada no feed do Instagram deles e já dá para perceber que a franquia daqui de João Pessoa não decepciona. Com quadros perfeitos para aquela decoração que sempre vemos no Pinterest, a loja Urban Arts daqui oferece uma grande variedade de vários tipos de obras, que podem harmonizar com os diferentes estilos de ambiente em que as pessoas desejam colocar. Mesclando desde quadros de fotográfos conceituais, até imagem de personalidades como a Marilyn Monroe, a galeria mostra a modernidade e a flexibilidade em seus produtos. Com uma pegada alternativa chic, a galeria é a opção certa de quem procura um diferencial na cidade. Eles funcionam de segunda a sexta, das 09h às 19h, e nos sábados e domingos das 09h às 16h.



CASA DA PÓLVORA     

casa-da-polvora-1.1-1
Foto: Divulgação

A Casa da Pólvora faz parte de uma projeto da Prefeitura de João Pessoa que busca revitalizar alguns espaços no Centro Histórico da cidade, para que se tornem mais um atrativos para a população e aos turistas. Normalmente o Parque Casa da Pólvora recebe todo domingo shows de bandas e artistas da cidade, que costumam lotar o lugar. Mas ao longo da semana o espaço também recebe algumas exposições que ficam abertas para todo o público durante um determinado período. Nós sempre divulgamos aqui no site as exposições que rolam por lá. É só ficar de olho! Na Casa da Pólvora há também cursos e encenações teatrais.   

 

GALERIA LOURO E CANELA

Louro-Canela-1
Foto: Divulgação

A galeria é uma fusão de arte, design, lazer e café. Isso mesmo! O espaço é bem moderninho, super legal não somente para apreciar as obras que ficam expostas nas seis salas, mas também para dar uma olhada na loja de artigos ligados à arte e ao design. Há também um jardim onde são realizadas oficinas e cursos e também podem ser feitos eventos. Em anexo há o Café Galeria que harmoniza esse combo de arte, café e mar. Sim, a Galeria Louro e Canela fica localizada na orla de Manaíra, e tem essa junção de vários ambientes em um só. Eles abrem de segunda a sexta, das 08h às 18h.



GALERIA GAMELA  

Galeria-Gamela-5
Foto: Divulgação

A Galeria Gamela é a mais tradicional da Paraíba e fica instalada no bairro de Tambaú. Para quem procura saber e entender mais sobre a história da Paraíba, este é o local ideal. Lá eles reúnem um grande acervo de obras que já foram expostas por alguns artistas locais. Criada em 1980, a Galeria Gamela tem exposições de artistas Naïf como  Celia Gondin, Carlos Djalma, Adriano Dias e Alexandre Fialho. Diversas pinturas e esculturas podem ser apreciadas num passeio depois da praia. Eles abrem todos os dias das 09h às 19h.

 

CASARÃO 34

casarão-341-1
Foto: Divulgação

O Casarão 34 é mais uma opção para as pessoas que buscam expor suas obras de arte aqui em João Pessoa. Assim como na Galeria Archidy Picado e na Casa da Pólvora, qualquer pessoa que tiver uma material pronto para ser exposto poderá entrar em contato com os organizadores. Possivelmente eles devem lançar algum edital ainda este ano para os interessados. O lugar é mais uma tentativa da prefeitura de manter viva a troca de opiniões sobre a arte através de oficinas, cursos, biblioteca e do hall de exposições. O Casarão fica aberto de segunda a sexta das 08h às 21h e das 14h às 17h.  

 

 

*Isabelle Vasconcelos/Estagiária sob supervisão

Foto destaque: Divulgação

 

Leia mais: 5 artistas plásticos paraibanos para conhecer e se tornar fã

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: