Procurando um lugar para comer?

Conheça as comidas mais tradicionais da Paraíba (e onde prová-las!)

comidas mais tradicionais da Paraíba

A comida é uma importante expressão da cultura de um povo. É através dela que se pode, da maneira mais simples, entender um pouco do modo de vida de uma região. Na Paraíba não é diferente. O estado possui diversos pratos característicos, que estão no dia a dia dos locais e certamente devem ser experimentados por quem o visita. Mas, por outro lado, no Nordeste é difícil definir que comida é de que lugar, já que as culturas se misturam em vários momentos. Listamos aqui as comidas mais tradicionais da Paraíba, aquelas que todo paraibano come no dia a dia e que você precisa experimentar!

 

Rubacão

O rubacão é talvez o prato mais típico da culinária paraibana, feito com feijão, arroz, queijo coalho e carne de sol ou charque. Além de muito saboroso, é uma refeição completa!

Para prová-lo, basta ir a qualquer restaurante regional, mas a nossa dica é visitar a Fava e Feijoada do Cacau, nos Bancários, em João Pessoa, e provar o rubacão de lá, que é delicioso. Fizemos um post no nosso Instagram sobre o lugar, com preços e mais informações.



Galinha capoeira

galinha-capoeira

Galinha capoeira ou galinha caipira é algo muito comum no dia a dia dos nordestinos. O prato tem esse nome por se tratar de um animal criado solto, geralmente por pequenos produtores, e que é bem mais saudável que os animais criados em cativeiro. A carne, portanto, é mais escura e muito saborosa. É servida cozida ou, como se diz aqui na Paraíba, “guisada”. Um ótimo lugar para comer uma galinha capoeira deliciosa é o restaurante Boteco da Villa, localizado no Altiplano, em João Pessoa.

 

Capão

O capão é basicamente um frango caipira castrado para que se alimente mais que o normal, tornando-se bem maior que um animal comum. Confere o vídeo do Boteco da Villa para entender melhor:

 

Carne de bode

A carne de bode também é muito típica na gastronomia paraibana. Há várias versões da comida, seja o bode guisado (cozido) com cuscuz, o picado de bode ou a buchada. O picado nada mais é que um cozido de miúdos do animal, e a buchada é feita, como o próprio nome já sugere, com o bucho recheado de miúdos. Um lugar muito tradicional para comer essas iguarias é o Mercado Central, em João Pessoa, ou a Feira da Prata, em Campina Grande, mas também se pode encontrá-las na maioria dos restaurantes regionais.

 

Carne de sol

Em suas inúmeras formas de preparo, a carne de sol é sem dúvida a queridinha dos paraibanos. É possível encontrar os clássicos purê de macaxeira com carne de sol, ou mesmo a macaxeira cozida acompanhada da carne, carne de sol na nata (muito tradicional em Campina Grande), hambúrguer de carne de sol e até pizza desse sabor! Para provar a carne de sol na nata, é imperdível visitar o Bar do Cuscuz, com unidades em João Pessoa e Campina Grande. Já para comer uma deliciosa pizza, recomendamos a Arte da Pizza, com unidades nos Bancários e em Intermares, na capital. E não se pode deixar de apreciar o hambúrguer artesanal do food truck Maroja’s Burguer, que é feito com carne de sol acompanhada de queijo coalho, manteiga da terra e couve refogada.

 

Fava

A fava também está muito presente na culinária da Paraíba, principalmente em barzinhos, como “tira gosto”. O prato é basicamente uma espécie de feijão grande preparado com miúdos, charque e linguiça. Lembra uma feijoada nos ingredientes, mas o gosto é bem diferente. Imperdível de se provar! Há vários lugares especializados no prato, mas o mais tradicional é a Fava do Hugo, no bairro da Torre, em João Pessoa.



Tapioca

Se ver à Paraíba, não deixe de provar uma boa tapioca! Os sabores mais tradicionais são coco, queijo coalho, queijo de manteiga e carne de sol, mas há opções doces e salgadas para todos os gostos. O lugar perfeito para se provar esse prato é a Tapiocaria do Irmão Firmino, na cidade de Cajá. O local, às margens da BR 230, é parada obrigatória para quem faz o trajeto João Pessoa a Campina Grande.

 

Frutos do mar

Como toda cidade do litoral, João Pessoa tem uma cultura muito forte de frutos do mar na gastronomia. Há diversas opções, desde excelentes peixes, camarões, lagostas, caranguejos, mariscos e guaiamuns. Alguns lugares para apreciar essas iguarias na capital são a Peixada do Amor, na praia da Penha, e o restaurante Canoa dos Camarões, em Tambaú.

 

Charque

A carne de charque está presente em grande parte dos pratos regionais na Paraíba, mas ela também é bastante utilizada como petisco, acompanhada de cebola refogada. Para quem não conhece, trata-se de uma carne bovina cortada em mantas, salgada e tradicionalmente seca ao sol. Pode ser encontrada em praticamente qualquer bar e é muito saborosa!

 

Cachaça

O estado também é muito conhecido pela produção de cachaças, principalmente na região do Brejo paraibano. Há diversas marcas que são produzidas localmente como a Cachaça São Paulo, Triunfo, Caranguejo e Matuta. Para quem se interessa pela bebida, vale conhecer a cidade de Areia e visitar um dos engenhos de cachaça que existem por lá. Confere o vlog que gravamos na região mostrando tudo:

 

Pastel de açúcar

Um salgado tipicamente paraibano que não pode faltar em nenhum aniversário de criança por aqui é o pastel de açúcar. Nada mais é que um pastelzinho de carne coberto com açúcar de confeiteiro, o que pode parecer estranho, mas é delicioso! O melhor lugar para provar a delícia é na doceria La Suissa, em Campina Grande, que faz os melhores pastéis de açúcar do estado.

 

Cartola

Uma sobremesa muito saborosa e típica é a cartola, feita com banana frita, queijo (de coalho ou manteiga), cobertos com açúcar e canela polvilhados. O melhor lugar para comer esse prato é no Coffee Shop São Braz, de preferência acompanhado de um cafezinho!

 

Bolo de rolo

bolo-de-rolo

Outra sobremesa obrigatória na Paraíba é o bolo de rolo, que nada mais é do que uma massa que lembra pão de ló, recheada com doce de goiaba, enrolada e coberta de açúcar. É possível comprar em quase todas as padarias, mas também vale a pena provar uma sobremesa feita com bolo de rolo servida no Acqua RestoLounge, em João Pessoa.



Pamonha e canjica

É claro que não poderiam ficar de fora as comidas de milho! Canjica e pamonha são muito tradicionais principalmente no mês de junho, mas no litoral é possível comê-las o ano todo! A dica é visitar a Pamonharia Goiânia, em João Pessoa, e provar as diversas versões dos quitutes.

 

Leia mais:

Um tour por João Pessoa para quem ama gastronomia

Roteiro em Campina Grande para apaixonados por gastronomia

 

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Quer receber mais conteúdo legal gratuitamente no seu e-mail? Assine a nossa Newsletter!

%d blogueiros gostam disto: