Como fazer um bullet journal , a agenda que mudou a organização pessoal

Como fazer um bullet journal

A técnica do Bullet Journal está cada vez mais popular e vem mudando a forma de muita gente se organizar. Ela foi criada pelo designer Ryder Carroll, que percebeu que muitos profissionais de tecnologia, inclusive ele, estavam cada vez mais voltando a usar papel para se planejar e anotar os afazeres. Assim, ele desenvolveu e compartilhou na internet um método de organização chamado bullet jornal, que rapidamente ganhou adeptos pelo mundo todo. (Você pode conferir mais informações no site dele)

 

Mas como fazer um bullet journal?

A ideia é bem simples, basta pegar qualquer caderno que você tenha em casa e anotar o dia e, embaixo, os seus afazeres. Ryder sugere o uso de ícones, que representam o tipo de tarefa ou estágio em que ela se encontra (concluído, adiado etc). Na técnica dele, é usada uma bolinha para compromissos, caixinha de “check” para tarefas e um hífen para informações importantes. No caso de compromissos que sejam uma prioridade, ele sugere o uso de um asterisco, e para aquilo que você tem que prestar atenção um ponto de exclamação. Você ainda vai usar um ✔ de “check” quando a tarefa for concluída, uma flecha para a direita quando se for adiada e um X se for cancelada.

key
Foto: blog Vida Organizada

A grande vantagem do bullet journal é que ele pode ser moldado de acordo com a sua necessidade. Você pode mudar os ícones de acordo com a sua vontade, usar um sistema de cores, acrescentar outras páginas para ajudar na organização de finanças, planejamento mensal, controle de hábitos… as possibilidades são infinitas!

O método original sugere algumas seções básicas, como um índice orgânico que vai sendo preenchido à medida que você cria as páginas do bullet journal, as páginas do mês, que servem para adicionar os compromissos mais importantes, as páginas diárias, com afazeres, e um log do futuro, com compromissos dos próximos meses.

index

future-log

 

Mas, claro, você pode criar outras sessões para organizar suas leituras, os filmes que quer assistir, metas e objetivos, checklists, diário da gratidão. São inúmeras formas de organizar cada parte da sua vida. No nosso perfil do Pinterest temos uma pasta com mais de 60 ideias para o seu bullet journal, clique aqui para conferir!

 

Confira também alguns vídeos que produzimos sobre bullet journal para o nosso canal de Youtube. Aproveita para se inscrever!

 

Leia mais: Planner 2018 para download gratuito!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: