Saiba o que rola na sua cidade!

Celeiro Espaço Criativo se consolida como espaço de fomento à arte da capital

Celeiro Espaço Criativo

O artesanato pessoense vive um grande momento. E um dos responsáveis por isso é o Celeiro Espaço Criativo, que na próxima quinta-feira (10) completa um ano de funcionamento, consolidado-se como importante espaço de comercialização e exposição do artesanato, artes visuais, artes plásticas e design da Capital.

Inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em 2018, o Celeiro é um dos símbolos do bom momento pelo qual atravessa o artesanato de João Pessoa, cuja produção e fomento renderam a Capital paraibana o título de Cidade Criativas da Unesco.

Localizado no bairro do Altiplano, o Celeiro reúne trabalhos de artistas de João Pessoa e de diversas cidades da Paraíba, ajudando a escoar a rica produção artesanal de todo o Estado. Ao longo desse primeiro ano de funcionamento, o espaço entrou na rota do turismo, dos eventos culturais e ganhou o respeito dos artistas.

“O Celeiro foi uma das mais importantes ações voltadas para a cultura popular de João Pessoa”, afirma Selma Sanches, artista e escultora, que expõe no Celeiro desde a inauguração. “Nosso trabalho se torna muito mais conhecido do público, inclusive, as pessoas me procuram no ateliê muito por conta das peças vistas no Celeiro. É outra realidade”, concluiu a artista.



Outra artista que destaca a importância do primeiro ano do Celeiro Espaço Criativo é Analice Uchôa. Reconhecida como um expoente da pintura Naif, estilo com o qual sua obra identifica-se, Analice ressalta o papel do Celeiro no acolhimento dos artistas, de ser um espaço permanente de exposição, algo que era muito aguardado pelo segmento.

arte-celeiro-1.1
Foto: divulgação

“O Celeiro é como uma mãe para todos os artistas. Um lugar maravilhoso, de muito bom gosto para acolher o nosso trabalho, com uma equipe que cuida de tudo com muito profissionalismo. Eu tenho o orgulho de participar desse momento e estou muito feliz com o resultado do trabalho consegui vender bem durante o ano inteiro”, afirmou a artista.

Espaço para visitação – Com o sucesso do Celeiro entre os artistas e o público local, naturalmente o lugar acabou entrando na rota do turismo, sendo procurado por pessoas que vem de fora de João Pessoa para conhecer o trabalho produzido aqui, como o projeto das Sereias da Penha e das mais diversas tipologias de arte e artesanato presentes na Paraíba. O secretário adjunto de Turismo de João Pessoa, Graco Parente, disse que já tem uma operadora de turismo que atua diretamente com o Celeiro.

“A secretaria realiza com freqüência conversas com o segmento no sentido de desenvolver parcerias. O Celeiro, com toda a sua importância para a cultura e o artesanato, está inserido nesse contexto. Temos uma parceria importante com uma operadora, que leva turistas para conhecer o Celeiro durante todo o ano”, disse Graco Parente.

Outras atividades – Na perspectiva dos eventos culturais, o Celeiro Espaço Criativo se destaca pela realização de saraus poéticos, lançamentos de livros, amostras, desfiles, oficinas de arte, projetos em geral, além da participação em eventos itinerantes, a exemplo do Casacor. Essa demanda é realizada mensalmente, através de uma programação que inclui ainda aulas e passeios com escolas da rede municipal de ensino.

O Celeiro Espaço Criativo fica localizado na Avenida João Cirilo da Silva, Nº850, no Altiplano. O local funciona de segunda à sexta-feira, a partir das 9h até as 19h, e aos finais de semana, das 10h às 19h.

 

*Max Oliveira/Secom-JP

Foto destaque: divulgação

 

Leia também: Toquinho e Lucy Alves se apresentam nesta sexta no Teatro Pedra do Reino

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: