Baía do Sancho é eleita pela quarta vez a melhor praia do mundo

O que as praias brasileiras que estão entre as mais belas do mundo têm em comum? Ambas investem em ações de preservação, proteção da vida marinha e combinam visitação com a valorização da sustentabilidade do destino. Conheça as eleitas por usuários do site de viagens TripAdvisor e por que elas representam bem o Brasil, número um do mundo em recursos naturais.



A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), carimbou pela quarta vez o título de melhor praia do mundo pelo prêmio Traveler’s Choice, realizado anualmente. Além do Sancho, as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ), conquistaram a 12ª posição na preferência de viajantes do mundo todo.

A líder mundial, em Noronha, é uma verdadeira “miragem celestial”, como define o site, e ao seu redor oferece mais de 50 atividades para os turistas aproveitarem as belezas naturais que estão dentro e fora do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, formado por um arquipélago de 21 ilhas. Lá, é possível nadar com as tartarugas e passear de barco ao lado de golfinhos, atrativos que seguem rigorosamente as regras de manejo das unidades de conservação ambiental do Brasil.

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A paisagem paradisíaca de Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ). Foto: Thiago Freitas/Banco de Imagens MTur Destinos

Segundo um estudo da consultoria norte-americana Allied Market Research (AMR), o mercado de atividades do turismo de aventura/natureza deverá registrar um salto de cerca de 200% nos negócios em todo o mundo até 2023. Com receitas estimadas em R$ 1,4 bilhão em 2016, o nicho deve atingir a marca de R$ 4,2 bilhões em 2023, segundo o levantamento.



No Brasil, o ecoturismo e turismo de aventura é o segundo principal motivo de viagem de estrangeiros que desembarcam a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Dos 6,5 milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2017, mais da metade (58,8%) teve como objetivo principal o lazer e, desses, 16,3% preferiram destinos de natureza. O número só fica atrás do segmento de sol e praia, que atraiu 72,4% do público interessado em turismo de lazer no Brasil.

Por Cecília Melo e Geraldo Gurgel/Mtur
Foto Destaque: Chico Bala/Divulgação MTur

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