5 filmes sobre Autismo e Síndrome de Asperger para tocar o seu coração

filmes sobre autismo

O cinema é uma das formas mais efetivas de se colocar em uma realidade diferente da sua. Através dele, podemos entrar em contato com histórias e experiências que muitas vezes nunca passamos e jamais vamos passar. Assim, uma boa forma de entender melhor sobre Autismo é através de filmes sobre o assunto. Selecionamos cinco filmes sobre Autismo e Síndrome de Asperger que com certeza vão tocar o seu coração e te fazer entender melhor o tema.

 

Tão Forte, Tão Perto

O filme nos apresenta Oskar Schell, um garoto muito apegado ao pai, Thomas, que inventava histórias para que o filho conseguisse falar com todo tipo de pessoas. Apesar de não ser dito abertamente no filme, provavelmente o menino é portador da Síndrome de Asperger. Depois que Thomas morre no 11 de setembro, a perda é um baque para Oskar e sua mãe, Linda. Um dia, ele encontra uma chave escondida nas coisas do pai, e se convence de que aquele é um mistério guardado que deve ser desvendado. No fim do mistério, segundo ele, haveria uma mensagem do pai. Movido pela vontade de descobrir o sentido daquela chave, ele parte para uma aventura pelas ruas de Nova York, que desafia todas as suas limitações e o faz conhecer pessoas.



 

 

Mary & Max: Uma Amizade Diferente

Essa tocante animação aborda a amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Eles se correspondem por cartas durante vinte anos e sua amizade sobrevive aos altos e baixos da vida.

 

 

Adam

Adam é um jovem meigo e simpático, apaixonado por astronomia, mas com dificuldade de se relacionar com as pessoas. Ele tem Síndrome de Asperger, e passa a viver sozinho após a morte do pai.  O seu mundo solitário é modificado com a chegada da nova vizinha Beth, uma linda moça simpática e muito atenciosa.

 

 

Rain Man

Charlie Babbitt acredita que vai receber uma grande herança após a morte do pai. Porém, ele descobre que o irmão mais velho, Raymond, internado em uma instituição médica, cuja existência Charlie ignorava, é quem receberá toda a fortuna. Raymond é um autista com habilidades mentais seriamente limitadas em algumas áreas, mas com capacidade de gênio em outras. Quando Charlie rapta Raymond, uma longa e maluca viagem atravessando o país, rumo a Los Angeles, ensina a ambos lições sobre a vida.



 

Farol das Orcas

No filme, o biólogo marinho Beto Bubas vive na Patagônia argentina, estudando baleias orcas. Certo dia, ele encontra na porta de sua casa uma mãe espanhola com seu filho pequeno, Tristan. O garoto é autista e ao ver um documentário de Beto na TV, apresentou reações nunca antes esboçadas. Após isso, a mãe do garoto viajou o mundo para encontrar o biólogo a fim de ajudar o filho a se comunicar através do contato com as orcas. Essa tocante história é baseada em fatos reais.

 

Leia mais sobre cinema clicando aqui!

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: