4 destinos na Paraíba para visitar e se encantar!

A Paraíba ainda não é um destino tão explorado por turistas. À exceção de Campina Grande e João Pessoa, que são bastante conhecidas, muitos lugares incríveis ainda são desconhecidos por quem visita o estado, ou mesmo pelos próprios paraibanos. Com suas várias sub-regiões, as terras paraibanas guardam belezas naturais e culturais capazes de encantar qualquer pessoa. Listamos quatro destinos na Paraíba não tão conhecidos, mas apaixonantes! Alagoa Grande e Areia O Brejo paraibano ainda é pouco conhecido, mas guarda excelentes atrações para quem gosta de história, além de belezas naturais encantadoras. Na cidade de Alagoa Grande, por exemplo, é possível visitar o Memorial Jackson do Pandeiro, um museu em homenagem ao músico paraibano, e se apaixonar pela arquitetura luxuosa do Teatro Santa Ignêz, localizado no centro da cidade. Já em Areia podemos conhecer um pouco da cultura da cana-de-açúcar, que foi por muitos anos a principal fonte de renda da região. Na cidade existem museus abertos à visitação, como o Casarão José Rufino, onde é possível visitar algumas senzalas, além de conhecer engenhos de produção de cachaça, bebida típica do local. A cidade também conta com vistas maravilhosas das serras e é perfeita para quem busca a tranquilidade de uma cidade pequena. Fizemos um post com roteiro de um dia em Alagoa Grande e Areia. Clique aqui para conferir! Parque Estadual do Pico do Jabre O Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba, 1.197 metros de altitude, localizado no município de Matureia, próximo de Patos. É possível escalá-lo a pé ou em carros 4x4, pois apesar de ter a subida toda calçada, ela é bastante íngreme. Do alto do pico é possível avistar todo a região, com vistas lindas que certamente valem o esforço. Na região há engenhos para visitação, além de um restaurante localizado ao pé da serra que serve a legítima comida regional, e conta com um pequeno museu de artigos sertanejos. Parque Estadual da Pedra da Boca Localizada no município de Araruna, a Pedra da Boca é uma formação rochosa de 336 metros de altura, que ficou conhecida assim graças a uma cavidade com formato de boca aberta. O local é usado para a prática de rapel, trilhas e escaladas e é um destino ideal para quem busca aventura e contato com a natureza. Lajedo de Pai Mateus O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano. Com aproximadamente 1,5 km², o local possui cerca de 100 grandes pedras arredondadas que se destacam sobre a superfície de vegetação escassa. Uma das mais conhecidas é a Pedra do Capacete, nomeada assim graças à sua forma peculiar. Segundo a lenda, o local tem esse nome graças a um eremita curandeiro que vivia por lá no século XVII, ao qual as pessoas buscavam auxílio para a cura de doenças. (O Lajedo de Pai Mateus está fechado para visitação até abril de 2018 para gravações de uma série da Rede Globo).

A Paraíba ainda não é um destino tão explorado por turistas. À exceção de Campina Grande e João Pessoa, que são bastante conhecidas, muitos lugares incríveis ainda são desconhecidos por quem visita o estado, ou mesmo pelos próprios paraibanos.

Com suas várias sub-regiões, as terras paraibanas guardam belezas naturais e culturais capazes de encantar qualquer pessoa. Listamos quatro destinos na Paraíba não tão conhecidos, mas apaixonantes!

 

Alagoa Grande e Areia

alagoa-grande

O Brejo paraibano ainda é pouco conhecido, mas guarda excelentes atrações para quem gosta de história, além de belezas naturais encantadoras. Na cidade de Alagoa Grande, por exemplo, é possível visitar o Memorial Jackson do Pandeiro, um museu em homenagem ao músico paraibano, e se apaixonar pela arquitetura luxuosa do Teatro Santa Ignêz, localizado no centro da cidade. Já em Areia podemos conhecer um pouco da cultura da cana-de-açúcar, que foi por muitos anos a principal fonte de renda da região. Na cidade existem museus abertos à visitação, como o Casarão José Rufino, onde é possível visitar algumas senzalas, além de conhecer engenhos de produção de cachaça, bebida típica do local. A cidade também conta com vistas maravilhosas das serras e é perfeita para quem busca a tranquilidade de uma cidade pequena. Fizemos um post com roteiro de um dia em Alagoa Grande e Areia. Clique aqui para conferir!



Parque Estadual do Pico do Jabre

pico-do-jabre
Foto: Reprodução/Youtube

O Pico do Jabre é o ponto mais alto da Paraíba, 1.197 metros de altitude, localizado no município de Matureia, próximo de Patos. É possível escalá-lo a pé ou em carros 4×4, pois apesar de ter a subida toda calçada, ela é bastante íngreme. Do alto do pico é possível avistar todo a região, com vistas lindas que certamente valem o esforço. Na região há engenhos para visitação, além de um restaurante localizado ao pé da serra que serve a legítima comida regional, e conta com um pequeno museu de artigos sertanejos.

 

Parque Estadual da Pedra da Boca

pedra-da-boca-hora-do-vale
Foto: Hora do Vale

Localizada no município de Araruna, a Pedra da Boca é uma formação rochosa de 336 metros de altura, que ficou conhecida assim graças a uma cavidade com formato de boca aberta. O local é usado para a prática de rapel, trilhas e escaladas e é um destino ideal para quem busca aventura e contato com a natureza.



Lajedo de Pai Mateus

lajedo-de-pai-mateus-paraiba-radio-blog
Foto: Paraíba Rádio Blog

O Lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano. Com aproximadamente 1,5 km², o local possui cerca de 100 grandes pedras arredondadas que se destacam sobre a superfície de vegetação escassa. Uma das mais conhecidas é a Pedra do Capacete, nomeada assim graças à sua forma peculiar. Segundo a lenda, o local tem esse nome graças a um eremita curandeiro que vivia por lá no século XVII, ao qual as pessoas buscavam auxílio para a cura de doenças. (O Lajedo de Pai Mateus está fechado para visitação até abril de 2018 para gravações de uma série da Rede Globo).

 

Veja também – Lugares diferentes para ir em João Pessoa



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

%d blogueiros gostam disto: