Saiba o que rola na sua cidade!

“1984” é a próxima obra debatida no clube de leitura Rota Literária

Rota Literária

“1984”, um dos maiores clássicos da literatura moderna, será debatido no encontro do mês de março do Rota Literária, nesta sexta (08), às 19h. Com o objetivo de disseminar cada vez mais o hábito da leitura, este é um evento no qual todos são bem-vindos para dar sua opinião e compartilhar seu ponto de vista sobre a narrativa. O evento ocorre no Mangabeira Shopping, no segundo andar da Livraria Leitura.

O livro é escrito por George Orwell, um dos grandes romancistas do século XX, conhecido por suas obras que trazem realidades distópicas com teor político. Em “1984” temos o personagem principal Winston Smith, um homem solitário que trabalha no Ministério da Verdade para o governo do Grande Irmão, que é o líder da Oceania, antiga Inglaterra. O órgão tem a função de manipular, esconder e falsificar registros históricos, contribuindo para que toda a informação que chegue até a população seja exibida de forma manipulativa, acobertando todos os erros do governo e apagando as memórias do passado.

Isso faz com que as pessoas fiquem cada vez mais concentradas em enaltecer o sistema político tirano e
não acreditem e até mesmo nem sequer lembrem do que ocorreu no passado. O totalitarismo propagado na obra faz menção indireta/direta a todas as atrocidades que ocorreram na União Soviética durante o governo de Josef Stalin.

Com características iguais às que foram adotadas em governos totalitários, como a exaltação de um líder, um inimigo de estado, monitoramento excessivo sob a população, extinção das leis, a imposição de regras e o alienamento faz com que o livro retrate uma realidade que não é tão destoante assim do que é e já foi vivido. Com esta obra prima o clube de leitura convida a todos para enriquecer ainda mais o encontro com pessoas que contribuam para enriquecer o debate. O evento é gratuito e aberto ao público.



SERVIÇO:
Rota Literária debate o livro “1984”
Local: Mangabeira Shopping, Livraria Leitura
Data: 8 de março, às 19h
Entrada Gratuita

 

PRÓXIMAS LEITURAS:
Silêncio dos Inocentes: 05/04
Caixa de Pássaros: 03/05
Revolução dos Bichos: 07/06

 

*Isabelle Vasconcelos/Estagiária sob supervisão

Foto destaque: Garimpo Literário

 

Leia também: O Conto da Aia, 1984 e A Revolução dos Bichos: três livros que refletem a política atual

 

Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

 

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: