15 filmes tristes para sair da bad (chorando!)

Larissa Rodrigues*

 

Quando eu terminei meu primeiro namoro, estava arrasada. Aluguei minha melhor amiga para falar do boy lixo, afinal, pra que servem as melhores amigas? Eu me lastimei tanto nos ouvidos dela, que ela tomou uma atitude drástica. Numa das nossas ligações telefônicas (sim, as pessoas ligavam umas para as outras antigamente) ela me disse: “Larissa, vem aqui pra casa hoje à noite; você vai me falar tudo o que está te deixando mal; então nós vamos ver um filme bem triste, comendo brigadeiro; vamos chorar juntas e amanhã você vai dar a volta por cima e não vai mais se permitir chorar por isso, ok?”

Combinado! Fui para a casa dela e vimos o filme Uma Prova de Amor. Quando ela falou “filme triste” estava falando sério. Juntou a minha angústia com aquele sofrimento todo e foi batata! Chorei como uma condenada. No dia seguinte estava renovada! Já tinha esquecido o boy? Não. Era um filme, não amnésia. Mas eu tinha saído daquele estado melancólico, e isso era ótimo.

Desde então, eu uso essa técnica de viver a fossa. Os psicólogos sempre falam que é saudável viver o luto e não reprimi-lo. Assuma que está triste e ponha isso pra fora!

Por isso, listamos 15 filmes tristes para viver a sua bad! Chore, levante, bata a poeira e siga em frente, de cabeça erguida! (Se persistirem os sintomas, um psicólogo deverá ser consultado).

 

1 – Uma prova de amor (2009)

uma-prova-de-amor

Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) descobrem que sua filha Kate (Sofia Vassilieva) tem leucemia e possui pouco tempo de vida. Os médicos sugerem que o casal tenha um filho que seja um doador compatível com Kate. Anna (Abigail Breslin), assim que nasce doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Durante toda a infância, passa por procedimentos invasivos para manter a irmã viva. Mais tarde ela contrata um advogado para acionar judicialmente os pais, reclamando sua emancipação.

 

 

2 – Sempre ao seu lado (2009)

capa-5

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que encontra um cachorro da raça Akita na estação de trem. Leva-o pra casa e torna-se seu melhor amigo. Hachi, o cão, o acompanha todos os dias até a estação de trem, quando o professor vai trabalhar. À noite, o cachorrinho volta ao mesmo lugar para receber seu dono, até que um dia as coisas não saem como o planejado.

 

 

3 – Olga (2004)

Olga

Um dos melhores filmes brasileiros. Conta a história de Olga Benário (Camila Morgado), uma militante alemã casada com Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler), que vem para o Brasil lutar contra o regime ditatorial do governo Getúlio Vargas. Olga acaba sendo deportada grávida para a Alemanha nazista.

 



 

4 – Na natureza selvagem (2008)

na-natureza-selvagem

Um filme lindo em fotografia e trilha sonora. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém formado que resolve largar tudo e ir para o Alasca, viver uma experiência de solidão e autoconhecimento. A história é baseada em fatos reais.

 

 

5 – Um dia de sol (1973)

um-dia-de-sol

Esse é um filme bem antigo, mas que numa lista de filmes tristes, ele com certeza tem que estar. Quando eu era criança, mamãe me contou sua história. Um casal tem uma filha, e a mulher descobre um câncer. Isso era uma sentença de morte antigamente, como sabemos. Então, sabendo que ia morrer, a mãe grava fitas k7 com ensinamentos para sua filha. Mamãe me disse que ela penteava os cabelos da menina mesmo deitada na cama. Lembro que a possibilidade de que acontecesse aquilo com a minha mãe me assustava muito.

 

 

6 – Náufrago (2001)

o-náufragp

Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx). Ele faz viagens pelo mundo a trabalho. Numa dessas viagens, ocorre um acidente e ele fica perdido numa ilha deserta por 4 anos. Chuck precisa lutar para sobreviver e avisar que está vivo.

 



 

7 – Amor além da vida (1998)

What-Dreams-May-Come

Chris Nielsen (Robin Williams) e Annie (Annabella Sciorra) são um casal feliz com dois filhos. Infelizmente, as crianças morrem em um acidente. O golpe é muito duro, mas eles seguem unidos. Chris, anos mais tarde, acaba vitimado por outro acidente de carro, que o fere fatalmente. Ele vai para o Paraíso, mas Annie sofre sua perda. Movida pelo desespero, ela se mata. Seu marido então começa uma jornada para encontrá-la onde ficam os suicidas.

 

 

8 – Mary and Max (2010)

mary-and-max

Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) é um senhor de Nova York. Ele tem Síndrome de Asperger. Apesar da distância e da diferença de idade, Mary e Max ficam amigos, correspondendo-se por cartas.

 

 

9 – Para sempre Alice (2015)

para-sempre-alice

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma professora de linguística, bem sucedida. Ao perceber que está esquecendo cada vez mais coisas, ela é diagnosticada com Alzheimer. Ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam nesse momento de dificuldade.

 



 

10 – À procura da felicidade (2007)

a-procura-da-felicidade

Chris Gardner (Will Smith) está passando por problemas financeiros. Além disso, sua esposa, Linda (Thandie Newton), o abandona com o filho do casal, Christopher (Jaden Smith), de 5 anos. Chris vai precisar passar por cima de todas as dificuldades para conseguir um emprego e não deixar a esperança do seu filho morrer.

 

 

11 – Amor (2012)

amor

Um casal de idosos, Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), vai precisar enfrentar dificuldades quando Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O amor dos dois precisará ser mais forte.

 

 

12 – O jardineiro fiel (2005)

o-jardineiro-fiel

Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um diplomata britânico, que se casa com uma ativista (Rachel Weisz). Envolvida em uma investigação secreta, ela é encontrada morta no Quênia. Desconfiado com a possível infidelidade da esposa, o diplomata sai numa cassada pela verdade sobre a vida secreta da esposa.

 



 

13 – Amor sem fronteiras (2003)

amor-sem-fronteiras

Sarah Jordan (Angelina Jolie) é uma socialite norte-americana, que conhece o médico Nick Callahan (Clive Owen), dedicado à causas humanitárias na África. Sensibilizada, Sarah resolve ajudá-lo. Arrecada doações para comprar medicamentos e comida para refugiados na Etiópia e resolve ir até lá entregá-los a Nick.

 

 

14 – Titanic (1997)

titanic

Dispensa apresentações. É um clássico do drama. Mas se você esteve numa caverna nos últimos 20 anos, esse filme fala do naufrágio do famoso navio Titanic, projetado para ser a mais moderna embarcação de sua época. Infelizmente, ele afunda na sua primeira viagem. Jack (Leonardo di Caprio) e Rose (Kate Winslet) se apaixonam durante a viagem, a contragosto da família da moça.

 

 

15 – O escafandro e a borboleta (2008)

o-escafandro-e-a-borboleta

Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) é um editor da revista Elle, bem sucedido. Aos 43 anos, sofre um derrame cerebral e acorda 20 dias depois no hospital. Consciente, porém incapaz de se comunicar. O único movimento que lhe restou foi a pálpebra de um olho. Ele aprende a se comunicar através das piscadas do olho para expressar o seu sofrimento.

Larissa Rodrigues é desenhista do @be.my.type, internacionalista, mestranda de Relações Internacionais da UEPB, que adora falar de política, espiritualidade e coisinhas que amenizam nossa experiência de vida: filmes, moda, viagens e comida!!!



Gostou do conteúdo? Então não esquece de ativar as notificações no sininho, no canto inferior da tela do desktop!

Aproveita e segue a gente no nosso Instagram e Facebook para ver o conteúdo que postamos por lá! <3

Deixe seu comentário!
%d blogueiros gostam disto: